Notícias

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Data: 24 e 25 de Novembro de 2022 Local: Hotel VIP, Cidade de Maputo - Moçambique Para participação presencial encerradas, oportunamente iremos partilhar o link de acesso online para participação do evento.

PLAMA representa o sector de águas na 57ª Edição da FACIM

A PLAMA participou da 57ª Feira Internacional de Moçambique – FACIM 2022, em Ricatla, Distrito de Marracuene, província de Maputo, que decorreu de 29 de Agosto à 04 de Setembro, sob o lema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”.

A plataforma se fez presente, no Pavilhão de Matchedje, conjuntamente com a DNAAS, tendo dividido o mesmo stand. Além da DNAAS, a PLAMA também partilhou o stand com a AURA e a COLLINS, sendo todas estas entidades sócias da plataforma.

Esteve também presente no mesmo pavilhão que a PLAMA, a DNGRH, que assim como a DNAAS, a AURA e a COLLINS, expôs os seus serviços.  

Durante a feira, foram visitados pela PLAMA os stands de diversas outras empresas, não só stands do sector de água, mas também de outros sectores como as do sector de energias, indústrias, produção e processamentos de alimentos, tendo assim a PLAMA feito vários contactos com as mesmas.

As visitas e contactos efectuados pela PLAMA, aos outros stands, resumiram-se em troca de business cards, troca de folhetos e brochuras, e mais. Foram identificados potenciais oportunidades de negócios, bem como futuras parcerias.

Várias empresas que actuam no ramo de produção de tubos e acessórios, indústrias e energias renováveis, entre outras, manifestaram interesse em torna-se sócia da PLAMA, para efeitos, foram feitos contactos de coordenação, entre a PLAMA e as empresas interessadas de forma que se efectuasse este processo de adesão à membro da plataforma.

De referir que, a Feira Agro-Pecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM) é definida como sendo a maior montra para a exposição de produtos e potencialidades nacionais, e neste ano a FACIM comemora o 57º aniversário desde a sua inauguração. E, enquanto Feira anual e multisectorial, a FACIM tem a missão de reunir num único espaço todos os sectores económicos à escala nacional, daí se ter tornado num lugar privilegiado de encontros para o empresariado nacional e estrangeiro.

Mais água para Mocímboa da Praia

Vão arrancar em Agosto do corrente ano as obras de reabilitação e ampliação do sistema de abastecimento de água da vila municipal de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado. A infraestrutura está com falhas devido aos danos provocados pela incursão dos terroristas, durante os dois anos de ocupação daquela autarquia.

A AIAS informou que os trabalhos previstos para esta empreitada estão avaliados em mais de 89 milhões de meticais, e a previsão de término das actividades é para Março de 2023.

O sistema de abastecimento de água de Mocímboa da Praia é gerido pela Kutenda e, antes de ter sido vandalizado pelos terroristas, servia a mais de 50 mil pessoas, entre clientes com ligações domiciliares e outros usuários do fontanário. Actualmente, o sistema só abastece as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e de outros países aliados, para além de algumas instituições públicas.

De referir que, as obras integram a substituição dos equipamentos hidromecânicos, edificação de um depósito elevado na zona de Buji, para além da reabilitação de outros edifícios destruídos nos últimos dois anos.

Fonte: Jornal Notícias

Como você pode economizar água

Como todos bem sabemos, a água é um bem precioso que deve ser preservado e poupado, pois, o uso irracional deste líquido poderá causar graves problemas ao planeta todo, devido a sua escassez, ou até mesmo pelo seu excesso, causando inundações, entre outros problemas.

Contudo, neste artigo, falaremos sobre o ponto de vista da escassez de água, e como você pode poupar o líquido. Dada a facilidade de acesso à água, acabamos por desperdiçar com frequência este recurso tão importante, sem nos apercebermos das consequências que isso causa no meio ambiente e na sociedade, pois o desperdício de água pode custar caro.

Por isso que, no contexto das comemorações do Dia Mundial da Água, cujo lema para este ano de 2022 é águas subterrâneas, falámos da importância destas águas e sobre como devemos ser activos na preservação das águas subterrâneas, para garantirmos que estas possam continuar a suprir as nossas necessidades. Pudemos, igualmente, perceber melhor qual o nosso papel neste processo.

Hoje vamos finalizar esta série de artigos sobre as águas subterrâneas, trazendo a si, estimado leitor, algumas formas diferentes de poupar água em sua casa e assim contribuir para preservar as águas subterrâneas.

Apresentamos-lhe abaixo algumas dicas de como poupar e/ou economizar água. Continue connosco nesta leitura.

Reduza o tempo do banho e feche a torneira enquanto escova os dentes

Ao tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, entre outras tarefas do dia-à-dia, não devemos deixar as torneiras e o chuveiro abertos enquanto não estamos a utilizar. Devemos manter estes fechados. Devemos também optar por tomar banho mais rápidos. Não se esqueça de fechar a torneira enquanto se ensaboa. Podemos optar por utilizar um balde para o banho, e assim reduzir o consumo de água. Por fim, ao escovar os dentes, utilize um copo com água para bochechar.

Use apenas água necessária para cozinhar

Durante a cozedura dos alimentos, devemos utilizar apenas o necessário de água para o efeito, de forma a garantir que se poupa água. Pode também evitar usar panelas muito grandes para a quantidade de alimentos e/ou porções menores que vai cozinhar.

Reutilize a água evitando desperdício

Evite desperdiçar água enquanto lava a loiça, lava as frutas, vegetais, entre outros itens. Quando lavar a loiça, ensaboe toda a louça de uma só vez, e use uma bacia com água para passar a limpo. A água da lavagem da loiça pode ser reutilizada para lavar o chão. Enquanto, a água da lavagem das frutas e vegetais, pode ser reaproveitada para regar as plantas.

Evite as fugas de água

Fugas de água resultam em gastos de água de grande escala, portanto, certifique-se de concertar toda fuga de água que tiver em sua casa. Outra causa de desperdício de água são as torneiras a gotejar, que podem produzir litros de desperdício, por isso, deverá manter as torneiras bem fechadas.

Reduza gastos do autoclismo

O autoclismo pode ser uma enorme fonte de desperdício de água. Assim, é necessário conter o uso destes, de forma reduzir o consumo. Verifique também os modelos de autoclismos mais antigos, pois tendem a consumir imensa água nas descargas. Se possível, invista num autoclismo de dupla descarga, que lhe vai permitir gastar menor quantidade de água. Preste também atenção à possibilidade de fugas no autoclismo, nestes casos não hesite em chamar um canalizador para resolver o problema.

Reduza a lavagem das roupas

Para economizar a água, durante a semana, prefira reduzir as vezes da lavagem das roupas, e prefira lavar à mão. Deixe acumular a roupa suja e lave-a toda de uma vez, assim irá economizar água, e prefira lavar em bacias, pois poderá reutilizar a água para algum outro fim.

Além das dicas que preparamos para si acima, finalizamos este artigo incentivando-o a procurar na sua rotina diária possíveis gastos de água, que achar excessivos, e pensar em como pode evitá-los, pois acreditamos que existam muito mais formas de poupar este recurso, e assim contribuir para a sua preservação sustentável.

Lembre-se que, ao poupar água está a fazer a diferença, está a fazer a sua parte, tanto no planeta como na sua conta bancária. Porque poupar água é, além de uma necessidade ambiental, uma forma eficaz de poupar também o seu dinheiro.

Não se esqueça: cada gota conta. Pois apesar de estar fora de vista, sob os nossos pés, as águas subterrâneas são um tesouro escondido que enriquecem as nossas vidas, e nas partes mais secas do mundo, as águas subterrâneas podem ser a única fonte de água à qual as pessoas têm acesso.

Água subterrânea é importante e devemos nos importar com ela

Seja bem-vindo a continuação desta jornada rumo ao conhecimento sobre água subterrânea. Queremos mais uma vez lembrar que o slogan desta campanha alusiva as comemorações do Dia Mundial da Água do ano de 2022 – Tornando o Invisível em Visível, nunca foi tão verdadeiro quanto é nos dias actuais.

Com isso, esperamos que possamos compreender juntos que as águas subterrâneas podem estar fora de vista e/ou do nosso alcance, mas não pode ficar longe de nossas mentes. Neste artigo, vamos falar da importância das águas subterrâneas no nosso quotidiano, sobre o porquê de nós nos importarmos com elas e o que fazer para as preservar.

Portanto, acompanhe-nos ao longo deste capítulo que está bem interessante!

As águas subterrâneas fornecem as nossas nações e sociedades grande parte da água que usamos para beber, para o saneamento, para a produção de alimentos, para os processos industriais e diversos outros fins.

Assim sendo, sem as águas subterrâneas a vida nesta terra não seria possível, pois, quase toda a água doce líquida do mundo é subterrânea, e a maior parte das regiões do mundo, especialmente as regiões áridas deste planeta, dependem inteiramente das águas subterrâneas. Dito isto, é possível perceber o quão importante as águas subterrâneas são.

Estas são de extrema importância para o funcionamento saudável e sustentável dos eco-sistemas como rios, nascentes, lagos, pântanos, entre outros, bem como da biodiversidade num todo. Portanto, o uso excessivo das águas subterrâneas pode levar à instabilidade e o desabamento dos solos, nas regiões costeiras à intrusão da água do mar no subsolo, criando erosões, e tudo isso contribui significativamente nas mudanças climáticas de todo o planeta.

As águas subterrâneas estão a ser utilizadas em excesso em diversas áreas, de modo que a quantidade das águas retiradas dos aquíferos é maior do que a quantidade reabastecida, tanto pelas chuvas, quanto pela neve derretida, nos países mais gelados. Devemos nos recordar sempre que o uso exagerado e contínuo das águas subterrâneas poderá levar à escassez deste recurso precioso.

O outro grave problema que tem afectado várias áreas é a poluição (criada por vazamentos, mineração e outros). Desta feita, para remediar este problema é, muitas vezes, um processo longo e difícil, e assim, aumenta o custo do processo de captação das águas subterrâneas, e impede o seu uso por longos períodos. Portanto, este é outro aspecto relevante que toda a sociedade deve levar em consideração e se importar, especialmente com as condições e qualidade das águas subterrâneas, de forma a remediar a sua escassez, a curto e médio prazo.

As águas subterrâneas são fundamentais para a segurança hídrica, e estima-se que 97% das águas doces e líquidas do planeta se concentram nos aquíferos. No entanto, em outros lugares, não é possível saber qual é a quantidade exacta de águas subterrâneas que se encontra no subsolo, o que significa que podemos estar a deixar de aproveitar um recurso hídrico vital.

Por esta razão, a exploração, a protecção e o uso sustentável das águas subterrâneas serão fundamentais para a nossa sobrevivência, para a nossa adaptação às mudanças climáticas e para satisfazer as necessidades da crescente população neste planeta.

Pois, o papel das águas subterrâneas nos sistemas hídricos e de saneamento, na agricultura, na indústria, nos ecossistemas e na adaptação às mudanças climáticas é vital, e deve estar refletido na formulação de políticas de desenvolvimento sustentável.

Somos todos convidados a ser mais activos em proteger as águas subterrâneas da poluição e usá-la de maneira sustentável, e com equilíbrio, de forma que estas continuem a suprir as necessidades das pessoas e do planeta, porque as águas subterrâneas sempre tiveram uma importância crucial para o bom funcionamento dos eco-sitemas, mas que, até ao momento, não estavam a ser completamente reconhecidas.

De acordo com a Estrutura de Aceleração Global do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, particularmente no que diz respeito à inovação, à governança, aos dados e às informações, nós precisamos de acções urgentes e concretas em relação à preservação das águas subterrâneas do planeta.

No próximo capítulo, o último desta série sobre águas subterrâneas, vamos trazer a si, caro leitor, algumas acções concretas de como você poderá fazer a sua parte na preservação da água deste planeta, que é a sua morada. Vamos partilhar algumas formas de economizar a água em sua casa, para que possa ajudar a salvar o meio ambiente, e consequentemente, preservar as águas subterrâneas. Por isso não perca o nosso último artigo sobre este tópico.

Conhecer a água subterrânea para melhor preservar

Anualmente, é celebrado no mundo todo, a 22 de Março, o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1993 para ser comemorada por todos de forma a focar a atenção na importância da conservação, preservação e protecção da água. Assim, para o ano de 2022, o lema proposto pela ONU é: Água Subterrânea – Tornando o Invisível em Visível.

Mas, afinal o que é água subterrânea. Qual a sua importância na sociedade e para o dia-a-dia. Para saber as respostas a estas questões, entre outros detalhes sobre o tópico “água subterrânea”, continue connosco até ao final desta leitura.

Assim, água subterrânea é a água encontrada no subsolo, em aquíferos, que são formações geológicas que contém águas e que permitem que quantidades significativas dessas águas se movimentem no seu interior em condições naturais.

Estes aquíferos são formações geológicas compostas por rocha, areia e cascalho. Logo, ao tornar-se visível, a água subterrânea abastece nascentes, rios, lagos e pântanos, chegando até o oceano. As águas subterrâneas são reabastecidas, principalmente, pela chuva e pela neve (em países mais gelados) que se infiltram no solo.

Estas águas também podem tornar-se visíveis, podendo ser extraídas para a superfície por meio de poços, nascentes, entre outros, e que através da captação e com o uso de outros equipamentos apropriados, estas águas chegam até as nossas casas, jorrando nas nossas torneiras, por exemplo.

Caro leitor, no próximo capítulo da nossa leitura, vamos ficar a saber qual a importância das águas subterrâneas, por que nós devemos nos importar com elas e o que fazer para preservá-las. Portanto, não perca o próximo artigo sobre este tópico, que certamente o/a vai interessar.

Iniciada a inspecção da segurança das pontes no país

Foi iniciada a inspecção das pontes, nas estradas nacionais, para identificar possíveis anomalias. Esta iniciativa do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos prevê garantir que se faça uma avaliação das infra-estruturas de forma que as anomalias que forem identificadas não comprometam. A longo prazo, o desempenho dos componentes, do ponto de vista de durabilidade e segurança.

De acordo com o MOPHRH, a primeira fase da inspecção vai abrangir duzentas estruturas, construídas ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1). Simultaneamente, foi reforçada a coordenação com a Ordem dos Engenheiros de Moçambique para a melhoria do licenciamento das empresas de construção e consultoria, para que aprimorem a sua capacidade de execução e fiscalização das empreitadas públicas.

Neste contexto, fora comunicado que o MOPHRH tem estado a realizar estudos e a implementar novas tecnologias na reabilitação, construção e manutenção de estradas. Assim, os resultados dos estudos, mostram que os projectos de estrada requerem a adaptação necessária para que as obras possam ter maior resiliência aos fenómenos naturais como chuvas e ciclones.

Ainda, ao nível das estradas não revestidas, estão a ser adoptadas novas tecnologias de estabilização dos solos, ao exemplo do que foi feito em alguns troços das rodovias das províncias de Niassa, Cabo Delgado, Zambézia, Nampula e Maputo. Foi igualmente revelado que as chuvas registadas um pouco por todo o país causaram danos às estradas e pontes, restringindo a circulação de pessoas e bens em 3526 quilómetros, 17 pontes, oito (8) aquedutos e três (3) drifts ou pontes galgáveis.

Não obstante os danos decorrentes da presente época chuvosa, o MOPHRH já conseguiu restabelecer a transitabilidade na rede afetada, através da realização de obras de caráter transitório ou criação de desvios nas estradas afetadas.

Os trabalhos para a reposição definitiva das condições de transitabilidade deverão iniciar logo que a época chuvosa terminar, uma vez que ainda há a considerar os efeitos da tempestade tropical Gombe.

Fonte: Jornal Notícias.

Saneamento Urbano: Apoio e fundos disponíveis para infra-estruturas na Beira

O Governo do Reino dos Países Baixos (Holanda) e o Banco Mundial disponibilizam fundos e apoio para melhorar a capacidade de provisão dos serviços e infra-estruturas de saneamento urbano da cidade da Beira.

Assim, o Governo da Holanda investiu cerca de 40 milhões de meticais na construção de infra-estruturas de saneamento, abastecimento de água e eletricidade na nova zona habitacional da cidade da Beira, província de Sofala, onde serão erguidas 25 mil casas para jovens. A cidade da Beira vai se beneficiar de parte dos 115 milhões, fundos do Banco Mundial, para melhorar a capacidade de provisão destes serviços e, consequentemente, a qualidade de vida dos munícipes.

Do investimento e apoio dado pelo Governo da Holanda foram construídos uma estação de tratamento de águas pluviais, sistema de abastecimento do recurso à população, vias de acesso, além da demarcação de talhões, segundo comunicou a presidente do Conselho de Administração da empresa Sociedade de Desenvolvimento da Beira, Eme Bustein.

Em relação aos fundos disponibilizados pelo Banco Mundial, foi tornado público durante a abertura da reunião de consulta pública da região Centro para a elaboração do anteprojeto da lei de abastecimento de água e saneamento, que o projecto vai construir infra-estruturas de saneamento e dar um valioso contributo para a melhoria da capacidade de provisão destes serviços em outros quatro municípios, nomeadamente, Maputo, Nampula, Quelimane e Tete.

Nos cinco municípios acima referidos, cerca de 200 mil pessoas vão beneficiar-se do projecto, bem como da melhoria do quadro regulatório do saneamento e a elaboração do anteprojeto de lei de abastecimento de água e saneamento, entre outros aspectos.

Fonte: Jornal Notícias

Chuvas fortes destroem infraestruturas nas zonas Centro e Norte do país

As chuvas fortes que têm assolado as zonas das províncias de Sofala, Zambézia e Nampula, provocaram destruições naquelas províncias. Na província da Zambézia, a cidade de Quelimane, onde chove desde a semana passada, e com previsão de abrandamento para amanhã, 22 de Fevereiro corrente, há registos de inundações urbanas.

Desta feita, foram reportados prejuízos na rede eléctrica, com queda de postes de transporte de energia em alguns bairros. Nas áreas banhadas pelas bacias hidrográficas do Licungo e do Zambeze, nomeadamente Namacurra, Nante, Baixo Licungo, Morrumbala, Mopeia, Luabo e Chinde, a população é chamada a tomar precauções especiais porque, segundo os serviços meteorológicos, há previsão de intensificação das chuvas.

Em Sofala, nos distritos de Muanza, Cheringoma, Marromeu, Caia, Chemba e Marínguè, também houve registo de chovas fortes, o que esteve associado à dissipação da depressão tropical Dumako, que também atingiu a costa moçambicana, cuja precipitação foi suficiente para cortar algumas estradas terraplanadas, como Dondo-Inhaminga, Caia-Marromeu, Sena-Chemba, Nhamatanda-Metuchira e/ou Beira-Nhangau.

Na província de Nampula, a comunicação entre Nametil, sede distrital de Mogovolas, e a localidade de Iuluti só pode ser feita apenas por vias alternativas, por esta estar interrompida desde o início da semana passada, bem como a Estrada Regional (ER) 1.171, por causa das chuvas. A precipitação, que foi abundante no fim-de-semana, impede a reposição dos solos que suportam a plataforma da ponte sobre o rio Luaze, que mantém praticamente isolada a localidade.

Por fim, em Malema, as chuvas destruíram também infraestruturas, como casas, deixando 160 famílias sem tecto, o equivalente a 900 pessoas. Neste distrito, pelo menos 30 hectares de culturas alimentares também ficaram destruídos.

Fonte: Jornal Notícias

Zonas Centro e Norte do país fustigadas por chuvas muito fortes

As regiões Centro e Norte do país estão a ser fustigadas com a ocorrência de chuvas fortes a muito fortes, acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas.

A tempestade tropical Dumako, que atingiu Madagáscar, está prevista a chega à Moçambique nos próximos dias, com chuvas acima de 200 mm/24h acompanhas de trovoadas, ventos fortes, com rajadas até 65Km/h, atingindo todos distritos da província da Zambézia e Tete, os distritos de Moma, Larde, Angonche, Mogovolas, Liupo e Morrupula, em Nampula, e os distritos de Marromeu, Muanza, Cheringoma, Maringue, Caia, Chemba e Gorongosa, na província de Sofala. Na província de Manica poderão ser afectados os distritos de Guro, Tambara, Macossa e Báruè.

Prevê-se ainda chuvas acima de 100mm/24h, acompanhadas de trovoadas nas províncias de Sofala (nos distritos de Dondo, Nhamatanda, Buzi, Chibabava, Machanga e cidade da Beira), Manica (Vanduzi, Gondola, Manica, Sussendenga, Mossurize, Machaze e cidade de Chimoio), Nampula (Memba, Erati, Nacarroa, Monapo, Ilha de Moçambique, Nacala, Muecenta, Rapale, Mecuburi, Lalaua, Malena, Ribaue, Marrupula, cidade de Nampula, Meconta, Mogincual e Mossuril) e todos os distritos de Niassa.

Fonte: Jornal Notícias

PLAMA realiza primeiro Clube de Negócios de 2021

A PLAMA organizou no dia 28 de Outubro de 2021, no Hotel VIP, na Cidade de Maputo, o seu primeiro Clube de Negócios.

O evento foi realizado sob o formato de uma mini-feira, subordinada ao tema “Instalação de Sistemas de Abastecimento de Água – Tubos e Acessórios”. O evento foi aberto ao público interessado e contou com a participação de empresas expositoras renomadas do sector, tais como a BLUE ZONE Moçambique, F&L e SOTUBOS.

Adicionalmente, esteve presente na Feira, como expositora convidada pela PLAMA, a empresa sul-africana AVK, que também apresentou os seus produtos e serviços. Durante o evento, as empresas expositoras, bem como o público presente, puderam realizar acções de networking e matchmaking entre si.

A Feira teve a duração de um dia e foi visitada ao longo do dia por mais de 50 pessoas, onde estas puderam assistir as apresentações dos expositores, visitar os stands, apreciar os produtos, serviços e tecnologias em exposição, tirar dúvidas, bem como fazer networking.

Por fim, os participantes reconhecem que eventos desta natureza são de grande importância para o sector, e repletos de muitas oportunidades de negócios para os associados da PLAMA e público no geral, bem como para troca de experiências.

PLAMA organiza workshop em Fiscalidade para as PMEs

A PLAMA organizou um workshop dirigido aos sócios e demais PMEs interessadas em capacitar os seus colaboradores em matéria de Fiscalidade. O workshop teve a duração de oito (8) horas e contou com um total de 13 participantes.

A capacitação foi realizada no Hotel TIVOLI e ministrada pelo Centro de Formação ITGEST, no dia 07 de Outubro de 2021, com o intuito de dotar os sócios da PLAMA com conhecimentos básicos, habilidades e práticas necessárias em matérias de Fiscalidade. Nesta formação intensiva os participantes puderam expor suas dúvidas referente a área fiscal, sendo sido solicitado à PLAMA que considerasse repetir o workshop de forma que mais PMEs pudessem ter acesso de se informar e formar sobre a área.

De referir que, esta formação enquadra-se dentro do leque de serviços prestados pela plataforma PLAMA, no âmbito de capacitações dos seus membros.

PLAMA realiza seminário de apresentação da Avaliação Intermédia do programa

A PLAMA realizou no dia 13 de Outubro de 2021, um seminário para de apresentação do relatório sobre a sua avaliação intermédia do programa. A sessão contou com a participação dos membros do Conselho Directivo da PLAMA e de sócios convidados, bem como do representante da Embaixada do Reino dos Países Baixos, e o consultor, responsável pela Avaliação.

A reunião teve início às 8h30 e término às 14 horas, e foi seguida de uma almoço de confraternização entre os participantes. Durante a sessão, foi realizada a apresentação do relatório, pelo consultor, que explicou aos presentes a metodologia de trabalho usada, bem como uma explicação sobre os resultados e objectivos do mesmo, da sua contextualização e conclusões. Neste encontro, foram abordadas as questões relativas aos impactos, desempenho e a sustentabilidade da PLAMA no período compreendido entre Setembro 2017 a Março 2021, isto é, o período avaliado.

A sessão foi dividida em duas partes, onde o consultor fazia questões a serem refletidas pelos participantes, que igualmente, dividiram-se em dois grupos. Assim, foram realizadas sessões de discussões e apresentações durante o encontro, de forma que os presentes pudessem em conjunto encontrar futuras soluções para continuar a manter a sustentabilidade da PLAMA.

 

PLAMA participa da Conferência de Financiadores do FIPAG

A PLAMA participou no dia 15 de Setembro de 2021 da Conferência Internacional de Financiadores, organizada pelo FIPAG, no âmbito do lançamento da estratégia de mobilização de financiamento para abastecimento de água.

Durante o evento, a PLAMA foi convidada a expor seus serviços ao público. Neste sentido, vários contactos foram feitos.

O evento organizado pela FIPAG, teve como objectivo central mobilizar organizações multilaterais, bilaterais, os sectores público e privado nacionais e internacionais para investir nos projectos que compõem o Programa de Investimentos para os próximos 10 anos (2022-2032) para infraestruturas de abastecimento de água, com vista a servir adicionalmente mais de 4 milhões de pessoas no país.

PLAMA e WaterAid co-organizam sessão de aprendizagem sobre Água, Saneamento e Mudanças Climáticas

A Associação PLAMA e a WaterAid co-organizaram um seminário com vista a reflectir sobre o impacto das Mudanças Climáticas no país, as acções em curso para fazer face a este fenómeno e alternativas existentes para reforçar a integração das medidas de adaptação e mitigação destas mudanças, no sistema de planificação com foco neste sector.

O evento foi realizado no dia 30 de Junho do corrente ano, no Hotel ROVUMA, e transmitido via virtual, dentro do contexto dos impactos, limitações e restrições devido a pandemia da COVID-19.

Durante o seminário foram debatidas as formas de contribuição para a elevação da sensibilidade e consciência para uma planificação do sector na componente de Água, Saneamento e Higiene (ASH) sensível às mudanças climáticas. Neste contexto, diversas intervenções foram feitas por parte dos participantes que se fizeram presente, à convite da WaterAid e a da PLAMA, na qualidade de actores que actuam no sector, tanto no local do evento como no virtual.

Desta feita, o grupo alvo deste evento incluía associados da PLAMA, técnicos do governo ligados ou trabalhando no sector de Águas, Saneamento e Ambiente, membros dos governos Municipais e distritais do grande Maputo, representantes de organizações da sociedade civil. Assim, participaram no evento 46 pessoas, 30 virtualmente e 16 presencialmente, destes últimos seis mulheres.

De referir ainda que, o grupo dos apresentadores e orador no evento, era a 100% composto por mulheres (grupo de três), ligadas ao sector, com enforque na área de Águas, Saneamento, Higiene (ASH) e Ambiente.

PLAMA & APME co-organizam seminário sobre "Identificação de formas e Oportunidades de Financiamento para as PMEs"

Foi realizado no dia 20 de Maio de 2021 o Seminário co-organizado pela PLAMA e a APME sobre a Identificação de formas e Oportunidades de Financiamento para as PMEs, no Hotel AFRIN, e transmitido via plataforma digital (Zoom e Facebook da PLAMA). Estiveram presentes no local do evento trinta pessoas, participaram virtualmente pelo Zoom cinquenta pessoas e via Facebook seis pessoas.

O respectivo seminário teve como oradores Laurinda Peniasse e Miguel Jóia Santos, contou também com a presença de Oldemiro Belchior como moderador da sessão.

Desta feita, o seminário teve como principal objectivo prover aos sócios da PLAMA e da APME com informações, instrumentos, experiências e apresentação de oportunidades que permitam a estes compreender melhor os requisitos e desafios para obtenção de financiamentos a nível nacional.

Foram igualmente referidos ao longo do evento, alguns exemplos de entidades onde e como os sócios de ambas associações poderiam obter tais financiamentos, com enfoque para financiamento em tempos de crise, como é o caso actual no âmbito da COVID-19.

Durante o seminário, os participantes foram apresentados aos conceitos de seguros, crédito comercial, bem como várias outras propostas de financiamentos, para as PMEs e as várias facetas do seguro na actividade de financiamento e nas actividades das PMEs.

No âmbito dos financiamentos, os oradores trouxeram informações sobre as variadas formas de financiamento e empréstimos, temas relativos aos financiamentos dirigidos, bem como definições sobre as melhores estratégias a serem adoptadas pelas PMEs para agregar valor em tempos da COVID-19.

Foram igualmente abordados temas relativos aos subsídios para a melhoria dos planos e programas de formação para financiamento das PMEs e sobre as oportunidades de financiamento disponíveis, com enfoque para produtos dentro do contexto e conjuntura actual do país.

No tocante ao tema dos seguros, os oradores falaram das implicações destes seguros e de suas abrangências. Foram também apresentados os tipos de seguros usualmente aceites em Moçambique, e quais as suas formas de garantias e avales. Foi também referido como o seguro poderá ser uma oportunidade de financiamento para as PMEs e como este podem se inteirar sobre suas múltiplas facilidades.

De forma resumida, as principais discussões do seminário realizado pela PLAMA e a APME trouxe a público um tema importante, visto que o evento fora de grande importância para camada empresarial em Moçambique.

De referir que, o tema escolhido foi resultado de uma reflexão profunda do ambiente actual em que o sector privado em geral se encontra, no contexto de uma crise sem precedentes resultado dos efeitos da COVID-19, tem esta camada empresarial a mais afetada, e consequentemente, a economia nacional, que já vinha sendo fragilizada por outros factores.

Portanto, neste seminário a camada empresarial nacional pode em conjunto identificar as diversas formas de financiamento e seguro disponíveis, bem como discutir as modalidades e oportunidades resultantes destes.

Por fim, a sessão contou com uma participação activa de todos. Neste contexto, após o evento, a PLAMA recebeu um feedback positivo por parte dos participantes, bem como os melhores dos cumprimentos por parte destes tanto pela organização do evento, quanto pela escolha dos oradores e do moderador.

Foi ainda enfatizada a necessidade de a PLAMA continuar a organizar iniciativas do género, e mais vezes, de forma a divulgar/partilhar o tipo de informação que fora apresentada no evento, e fazer com que esta informação chegue à mais PMEs.

PLAMA organiza formação em Procurement e Gestão de Contratos para as PMEs

A PLAMA organizou o seu primeiro treinamento do ano de 2021 dirigido aos sócios e demais PMEs interessadas em capacitar os seus colaboradores em matéria de Procurement, Negociação e Gestão de Contratos. A formação teve a duração de três (3) dias e contou com um total de 12 participantes.

A capacitação foi realizada no Hotel TIVOLI e ministrada pelo Centro de Formação ITGEST, entre os dias 17 e 19 de Maio do ano corrente, com o intuito de dotar os sócios da PLAMA com conhecimentos básicos, habilidades e práticas necessárias em matérias de Procurement, Negociação e Gestão de Contratos.

A formação intensiva com duração de até seis (6) horas diárias, carga horária de 18 horas, com início às 8h30 até 15h30. Participaram da formação quatro sócios da PLAMA e duas empresas de fora, que apreciaram e identificaram o treinamento como sendo de grande utilidade.

De referir que, esta formação enquadra-se dentro do leque de serviços prestados pela plataforma PLAMA, no âmbito de capacitações dos seus membros.

Formação em Gestão de Recursos organizada pela PLAMA teve grande afluência

A PLAMA organizou mais uma formação intensiva, no segundo trimestre do ano de 2021, dentro do contexto de capacitações para os membros, dirigido aos sócios e demais PMEs interessadas. A formação teve a duração de três (3) semanas, com início no dia 24 de Maio e término no dia 11 de Junho.

O tema da formação foi: Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, e foi dirigida aos colaboradores dos sócios da PLAMA, com o intuito de dotar estes com habilidades práticas necessárias sobre a área de gestão de pessoal.

Participaram desta formação um total de 17 colaboradores, em representação de quatro sócios da PLAMA, uma empresa de fora e duas pessoas singulares, que apreciaram e identificaram o treinamento como sendo de grande utilidade.

A capacitação foi realizada no Hotel TIVOLI e ministrada pelo Centro de Formação ITGEST, com duração de até quatro (4) horas diárias, com início às 8h30 até 12h30.