CONFERÊNCIA AQUASHARE & EXPO PLAMA 2023

As conferências da AQUASHARE são um espaço privilegiado para o debate de ideias e temas estratégicos do sector, tendo a primeira tido lugar em 2012. A presente edição, tomará em consideração os resultados das conferências AQUASHARE anteriores muito em particular AQUASHARE 2016, AQUASHARE 2018 e AQUASHARE 2022 que tiveram como temas “Da Visão à Acção”, “Soluções com Futuro, valorizando a inovação e o empreendedorismo para o desenvolvimento do sector de água” e o Papel da Água subterrânea no Desenvolvimento do País” respectivamente.

A CONFERÊNCIA AQUASHARE 2023 cujo tema é: “Urbanização, Cheias e Inundações urbanas em Moçambique:  Como construir a nossa resiliência?” inspira-se em dois grandes assuntos: primeiro é relativo ao Lema do Dia Mundial de Água, adoptado pelo País: “Libertar os caminhos da água, a mudança, que queremos para evitar cheias e inundações”, segundo refere-se as grandes inundações e cheias que destruiram infra-estrutras públicas, sociais e propriedades individuais para além de ter desalojado e conduzido a miséria à centenas de famílias moçambicanas. Por outro lado, a Associação Aquashare promove uma visão sobre a Gestão Integrada da Água Urbana, relevante ao tema, por meio de capacitação dos técnicos e advocacia ao nível dos decisores das estratégias do sector.

A Conferência procurará trazer propostas de abordagens científicas para a actual pressão de uso do solo urbano, contribuindo assim para a manutenção de um ambiente urbano saudável. Espera-se que os resultados contribuam para a implementação dos programas quinquenais 2024-2028 das autarquias locais e inspiração para estratégias sectoriais para o período 2025-2029, no combate às vulnerabilidades introduzidas pelas mudanças climáticas e pela acção do homem sobre o solo urbano.

Tal como na última edição a Conferência AQUASHARE, será uma organização conjunta com a Expo PLAMA que para além da tradicional visibilidade das empresas que actuam no sector, será dedicada a uma retrospectiva sobre os primeiros 5 anos da Associação PLAMA e projectar uma visão do seu futuro.

SUBTEMAS PARA A CONFERÊNCIA AQUASHARE E EXPO PLAMA

TEMA: Urbanização, Cheias e Inundações urbanas em Moçambique: Como construir a nossa resiliência?

Subtema 1: Urbanização no contexto das mudanças climáticas

As cidades precisam de se adaptar para lidar com os impactos das mudanças climáticas, como aumento da temperatura global que resultam em eventos climáticos extremos (cheias, secas, tempestades), degelo e aumento do nível do mar.

O crescimento populacional, aliado ao êxodo da população rural activa, para as grandes cidades á procura de melhores condições de vida, conduzem à ocupação informal e desenfreada do solo urbano. Os serviços infra-estruturais, sociais e económicos de apoio não conseguem acompanhar este movimento migratório, aliada a fraca governança, a ocupação de bacias de drenagem urbana exacerbam a vulnerabilidade do País e agravam os problemas climáticos que está a enfrentar.

O ponto de partida é que a resiliência das cidades pode ser impulsionada pela economia, meio ambiente, sociedade e administração pública. Com um planeamento urbano, políticas públicas e uma actuação proactiva dos poderes governamentais locais, as cidades resilientes implementam acções específicas que geram uma dinâmica social e económica mais estável e, por consequência, maior qualidade de vida para a população.
Sendo assim, este subtema pretende apresentar e discutir os seguintes temas relacionados:

Subtema 2: Abordagens inovadoras, práticas e tecnologias para a resiliência às cheias e inundações urbanas

O tratamento das cheias e inundações urbanas requer uma combinação de abordagens inovadoras, práticas sustentáveis e tecnologias avançadas para aumentar a resiliência das comunidades e reduzir os danos causados por esses fenómenos naturais que desestabilizam o tecido social e resultam em enormes perdas económicas. Acções conjuntas visam a reduzir os efeitos destes fenómenos que são cada dia imprevisíveis.

Este subtema debruçar-se-á sobre as estratégias nacionais  a adoptar para superar e reduzir a vulnerabilidade das comunidades e efeitos dos fenómenos naturais nas zonas urbanas e a criação de espaços públicos adaptáveis para enfrentar mudanças climáticas e desafios futuros.

Sendo assim, este subtema pretende apresentar e discutir os seguintes temas relacionados:

Subtema 3: Como construir a resiliência?

O crescimento urbano deve ser funcional e sustentável. Para garantir um equilíbrio entre o acesso e uso do solo urbano há necessidade da compreensão das várias esferas de interesse urbano para um crescimento sustentável. Este subtema pretende discutir aspectos de governança, saneamento, abastecimento de água, saúde pública, entre outros. Espera-se neste tema ter apresentações relacionadas a outros serviços urbanos de modo que seja sustentável, resiliente e funcional.

A multifuncionalidade urbana é fundamental para garantir um crescimento urbano equilibrado, funcional e sustentável. Isso envolve considerar uma variedade de esferas de interesse urbano e serviços essenciais para criar cidades que sejam resilientes, acessíveis e saudáveis para os seus habitantes. Sendo assim, este subtema pretende apresentar e discutir os seguintes temas relacionados:

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS DAS APRESENTAÇÕES

Guião para os autores para submissão de resumos

Os resumos devem incluir Título (máximo de 10 palavras), Introdução, objectivos, metodologia, resultados e conclusão. As palavras-chaves devem ser no máximo 5. Os resumos deverão conter no máximo 300 palavras. Devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12.

Informação dos apresentadores: Nome do autor, afiliação institucional, e-mail, número de telefone, e outra informação que facilite o contacto com o autor.

Os resumos derem ser submetidos seguindo o link: https://forms.gle/a87bMomxpcLYA8946

E em caso de dúvidas os autores podem entrar em contacto com a nossa equipa através do
e-mail:  conferencia.aquashare2023@gmail.com

DATA & LOCAL

A Conferência AQUASHARE & EXPO PLAMA 2023, decorrerão de 30 de Novembro a 01 de Dezembro de 2023, no Hotel VIP, sito em Maputo Avenida 25 de Setembro, nº 692.

INSCRIÇÕES INDIVIDUAIS

Para garantir a sua inscrição no evento clique aqui.

INSCRIÇÕES EXPOSITORES

As instituições interessadas em ter um stand para exposição dos seus produtos e/ou serviços, poderão se inscrever clicando aqui.

CONTACTOS

Caso precise de informações ou esclarecimentos adicionais contacte:
E-mail: info@aquashare.org.mz ou info@plama.org.mz 
Telemóvel: +258 827525790 ou +258 826801053

SEMINÁRIO

Mudanças Climáticas e Desastres Naturais – Importância da Água

Data: 11 de Maio de 2023

Anúncio

No seguimento das celebrações do Dia Mundial da Água e motivados pelas discussões suscitadas pelas Calamidades Naturais vividas no País na última época chuvosa, a Universidade Eduardo Mondlane, a PLAMA e a COLLINS-Sistemas de Água, Lda organizam um Seminário de reflexão para apresentação de resultados de pesquisas científicas e lições aprendidas a volta da temática “Clima e Desastres”, visando a troca de experiências para a melhoria dos serviços de abastecimento de água e saneamento no País.

Os Temas escolhidos para este Seminário são os seguintes:
Tema 1: Gestão de SAA
Tema 2: Qualidade da Água
Tema 3: Drenagem e Saneamento

O evento terá lugar na Quinta – Feira, dia 11 de Maio de 2023, no Hotel VIP, às 8h30.

Os interessados são convidados a apresentar Artigos que se enquadrem nos temas, para consideração pela Organização. Os que desejarem submeter artigos científicos e técnicos devem enviar um e-mail para seminariodeagua@gmail.com até ao dia 4 de Maio de 2023, juntamente com o Título e o Resumo da Comunicação. Em resposta, será enviado aos autores um guião para a elaboração do Artigo na forma final.

A participação no Seminário é mediante inscrição prévia e o pagamento dum valor não reembolsável de 3.000,00 MT por pessoa. A inscrição é feita através do e-mail seminariodeagua@gmail.com até as 12 horas do dia 09 de Maio corrente.

A aceitação da inscrição será confirmada por escrito pela organização.

Mais informações sobre o evento e a participação podem ser obtidos através dos seguintes contactos: E-mail: seminariodeagua@gmail.com e Telemóvel: +258 84 04 99 700 ou +258 87 90 35 271.

As inscrições são limitadas.